5 dicas para fazer um Natal solidário na sua cidade ou bairro

5 dicas para fazer um Natal solidário na sua cidade ou bairro

O Natal é a época do ano em que estamos mais propensos a nos relacionar com as pessoas de maneira mais afetuosa.

Mais do que comprar presentes para familiares e amigos e promover encontros em torno de mesas fartas, é importante lembrar de quem não tem as mesmas condições e dependem do apoio de outros. Pensando assim, deixamos essa festividade ainda mais completa e significativa.

Por isso, que tal fazer um Natal solidário este ano e envolver outras pessoas nessa causa? Veja algumas dicas do que pode ser feito, escolhe as que mais têm a ver com você e não deixe de ajudar!

Natal solidário: o que pode ser feito?

Solidariedade vem da palavra francesa solidarité e significa “qualidade de quem é solidário”, ou ainda, um sentimento de identificação com o sofrimento dos outros.

Transformar o seu Natal em um Natal solidário é uma forma de ressaltar essa qualidade e de ajudar outras pessoas. Olhe só quantas coisas podem ser feitas!

1. Seja padrinho de uma das cartinhas dos Correios

Ação social com mais de 30 anos, a campanha Papai Noel dos Correios recebe cartinhas de crianças, estudantes até o 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas e de instituições parceiras todos os anos.

Os pedidos são direcionados para o próprio ‘bom velhinho’, que conta com a ajuda de seus assistentes (voluntários) que leem e selecionam as cartas. Depois disso, elas são disponibilizadas para que possam ganhar padrinhos e terem seus pedidos atendidos. Ou seja, é possível ajudar de duas maneiras: selecionando as cartas ou doando os presentes.

2. Visite um asilo ou orfanato

A proposta, que pode ser colocada em prática em qualquer época do ano, fica ainda mais especial ao tornar o Natal dos moradores dessas instituições ainda mais feliz.

Muitas instituições, nesse período, perguntam para os assistidos o que gostariam de ganhar de presente e postam em suas redes sociais, a fim de encontrar um padrinho que atenda os desejos. A surpresa de quem se prontifica a ajudar fica por conta da simplicidade dos pedidos, que podem ser desde simples cremes e sabonetes até sapatos e roupas.

3. Doe cabelo

Um pouco mais direcionado para as mulheres, doar cabelo para confecção de perucas para pessoas com câncer é uma forma de mudar o visual para o novo ano que está chegando e deixá-las muito mais felizes e confiantes.

Existem várias ONGs (Organizações Não Governamentais) que recebem doações desse gênero, inclusive via Correios. E não há restrição para o tipo de cabelo que pode ser doado, ou seja, podem ter tintura ou mesmo química. Apenas confirme o comprimento mínimo que garante que as peças possam ser confeccionadas.

4. Faça uma ceia solidária

Enquanto muitas pessoas têm ceias bem-servidas e diversas opções de casas para visitar na noite de Natal, outras vivem nas ruas e não podem usufruir de uma boa refeição.

Você pode fazer um Natal solidário ao se reunir com alguns amigos e familiares para preparar uma saborosa refeição e distribuir para quem está nessa condição. Com certeza, esse ato não alimentará apenas o corpo, mas também a alma de todos os envolvidos.

5. Se torne padrinho ou doador de uma ONG

As ONGs precisam de doações e apoio durante todo ano para manterem suas atividades. No Instituto Reação, por exemplo, já são mais de 1.800 crianças, adolescentes e jovens assistidos graças a essas ajudas. Mas no final do ano, sua colaboração se torna ainda mais especial!

Aqui, o esporte e a educação são as ferramentas utilizadas para transformar a realidade das comunidades assistidas, e você pode fazer parte disso.

Torne este Natal mais especial sendo um padrinho ou amigo do Reação. Acesse este link e veja todas as maneiras que você pode ajudar!



Skip to content