5 ideias de responsabilidade social para empresas

5 ideias de responsabilidade social para empresas

Atualmente, para que negócios dos mais variados segmentos e portes deem certo, é preciso ir muito além da oferta de bons produtos ou serviços.

Cuidar do público interno e externo da organização é fundamental para o sucesso e é aí que entra a responsabilidade social para empresas.

Quer saber do que se trata essa ação e como ela pode ser benéfica para a sua marca e seus consumidores? Então continue neste post e descubra!

O que é a responsabilidade social para empresas

A responsabilidade social para empresas é quando as organizações adotam posturas, ações e comportamentos que visam o bem-estar do seu público, tanto interno (funcionários, colaboradores e investidores), quanto externo (clientes e consumidores finais).

Vale reforçar que essas atitudes precisam ser espontâneas e totalmente voluntárias, ou seja, devem ir além das obrigações impostas pelo governo ou de terem como foco a redução de impostos ou qualquer outro tipo de incentivo fiscal.

Vantagens da responsabilidade social

Cada vez mais o público procura comprar de empresas que pensam no coletivo, que respeitam e cuidam de seus trabalhadores, sociedade e meio ambiente.

Dessa forma, a responsabilidade social visa beneficiar não só os colaboradores, mas também seus consumidores e população ao redor que é impactada direta ou indiretamente por suas atividades.

Além de trazer inúmeras vantagens para esse público, as empresas que colocam em prática seus valores conquistam uma melhor imagem e reputação para a marca. Consequentemente, ela se torna mais conhecida, não só pela preocupação com o coletivo, mas especial e, principalmente, pelas ações que promove e apoia.

Ideias de responsabilidade social para colocar em prática

Existem diversas formas de praticar a responsabilidade social e elas são válidas para empresas dos mais variados portes. Veja algumas ideias que você pode desenvolver na sua empresa.

1. Minimizar o impacto ambiental

Todo segmento causa impacto no meio ambiente. Seja na produção, seja na venda, os mais variados tipos de lixos e resíduos são gerados e podem prejudicar a população e o meio ambiente.

Uma forma de mudar isso é pensando em ações que minimizem — ou até zerem — esses impactos, tais como reciclagem de materiais, captação de água de chuva, destinação correta de resíduos, entre outras.

2. Promover ações de voluntariado

Convidar e incentivar seus funcionários a visitarem orfanatos e asilos é outro bom exemplo de responsabilidade social para empresas. Nessas visitas, vocês podem levar alimentos e materiais necessários para higiene pessoal e conservação do local, ou ainda propor atividades recreativas para alegrar o dia dos moradores.

3. Criar programas de capacitação

Certamente, sua empresa possui diversos talentos que podem dividir os conhecimentos com a população. Por isso, que tal criar programas de capacitação para jovens e adultos? Eles podem ir desde alfabetização até cursos profissionalizantes voltados para sua área de atuação. Quem sabe vocês não estarão capacitando seus futuros colaboradores!

4. Desenvolver ações de saúde

Outra possibilidade é atuar em ações de saúde para a população. Planos de prevenção e conscientização de doenças e promoção de bem-estar para a sociedade de modo geral.

5. Doar para instituições sociais

Existem inúmeras instituições sociais que precisam do apoio da sua empresa para continuarem as atividades e ajudarem cada vez mais pessoas.

Um exemplo é o Instituto Reação, que desde 2003 usa o esporte como ferramenta para a inclusão social de crianças e jovens das comunidades mais carentes do Rio de Janeiro e em 2018 começou a atuar em Cuiabá (MT).

A responsabilidade social para empresas é algo que deve ir além de retorno publicitário ou de fazer parte de uma estratégia de marketing. Ela precisa ser um compromisso com a sociedade e com as pessoas responsáveis por seu crescimento.

Por isso, ao abraçar uma causa, é tão importante que essa seja feita em favor dos outros e não de possíveis lucros. Você pode começar essa ação reagindo com a gente. Acesse https://www.doacao.institutoreacao.org.br/ e torne sua empresa um parceiro ou seus colaboradores, nossos voluntários!



Skip to content