Alunos do Reação participam de evento para entrega do patch da Coragem, parte da Metodologia de Valores – O Caminho

Post 7 of 340
Alunos do Reação participam de evento para entrega do patch da Coragem, parte da Metodologia de Valores – O Caminho

Durante o mês de julho, os alunos dos polos Rocinha, Cidade de Deus-Iniciação, Tubiacanga e Cidade de Deus-Taquara participaram do evento de entrega do patch da Coragem, que faz parte da Metodologia de Valores – O Caminho implementada este ano para os alunos de 4 a 12 anos. Com isso, eles deram o primeiro passo para colorir o caminho dos valores aplicados no kimono, que passou a ser obrigatório desde maio deste ano.

Em todos os eventos os alunos assistiram um trecho do filme “Pequena Miss Sunshine” sobre a importância de encarar seus medos e não desistir, após isso, eles eram convidados a cumprir algumas tarefas em duplas ou trios. Em seguida, era realizado o desafio dos gigantes, que consistia em uma luta com atletas mais graduados, em geral faixas pretas ou alunos da Pré-Equipe.

O polo Rocinha sediou o evento nos dias 3 e 4/07, nos dois turnos, e foram dias de muita solidariedade entre os alunos para completar um circuito cheio de desafios. Na arquibancada, a torcida dos demais alunos e responsáveis aumentava a cada etapa cumprida pelos judocas.

O evento do polo Cidade de Deus -Iniciação foi na semana seguinte, no dia 11/07. Nossos alunos de lá também mostraram que são corajosos e comprovaram, juntos, que merecem o patch da Coragem, ao superarem todos os obstáculos que a prova exigia.

Em Tubiacanga, a entrega do patch foi no dia 15/07. Mais uma vez os alunos deram um show e completaram com sucesso todas as atividades propostas. Já no polo Cidade de Deus – Taquara, o evento foi realizado nos dias 24 e 25/07 e os alunos de lá mostraram que também estão aptos a usar a insígnia da coragem nos ombros.

Para o educador dos Valores, Pedro Aurélio, que discursou em todos os eventos, a Coragem está presente não só no judô, mas também no dia a dia de todos nós.

“Para qualquer coisa que queiramos em nossa vida, precisamos dar o primeiro passo, e esse passo tem nome. Se chama coragem. E durante esse semestre, vocês conseguiram dar o passo de um caminho de sabedoria e autoconhecimento. A essência da conquista é a Coragem, que não é ausência de medo e, sim, nossa capacidade de enfrentar nossos medos, transformando-os em desafios. Nossas atividades durante esse semestre foram com o objetivo de levar a Coragem para fora do tatame também. Absorvendo o valor dentro das aulas e nos colocando em situações fora da aula de Judô”, disse durante um discurso caloroso aos alunos.

Ao todo, seis valores serão trabalhados dentro da Metodologia dos Valores – O Caminho: Coragem, Humildade, Disciplina, Honra, Ippon (Excelência) e Jita Kyoei (Solidariedade). A Humildade será o valor trabalhado no próximo semestre.

Em agosto, os polos Pequena Cruzada, Solar Meninos de Luz e Cuiabá receberão o evento.

MENU