Colaboradores participam de workshop sobre competências socioemocionais no Polo Rocinha

Post 5 of 304
Colaboradores participam de workshop sobre competências socioemocionais no Polo Rocinha

Na última sexta-feira, 05/04, foi realizada no polo Rocinha uma capacitação sobre competências socioemocionais para a equipe de educação, senseis e outros colaboradores do Instituto Reação.

A formação foi feita de forma voluntária pela Ana Carolina Gonçalves, baseada no livro ‘Tenho Monstros na Barriga’, da Tonia Casarin. Ana integra a equipe de gestão de produtos e projetos, criada pela escritora, com o intuito de disseminar o assunto em escolas e institutos.

As competências socioemocionais incluem a capacidade que cada um de nós tem de lidar com nossas emoções, como nos relacionamos com o outro, como realizamos o autoconhecimento, além de saber mediar conflitos e achar soluções para problemas do cotidiano. Essas competências estão no nosso dia a dia e fazem parte da formação do ser humano do século 21, tanto no aspecto pessoal quanto profissional.

Depois de uma palestra introdutória sobre o tema, nossos colaboradores participaram de uma dinâmica, em duplas, na qual tinham que escolher uma competência, dizer qual era a definição dela e explicar como ela já é aplicada no Reação ou poderia vir a ser. No final do dia, todos aprenderam, por exemplo, como trabalhar a autogestão, o engajamento com o outro, a abertura ao novo, a tolerância à frustração, a amabilidade e a resiliência emocional de forma estruturada e intencional dentro da sala de aula e do tatame.

Temos certeza que nossas ações terão muito mais efeito depois dos conhecimentos adquiridos no workshop. Se você ficou interessado em saber mais sobre o assunto, visite o site da Tonia Casarin: https://www.toniacasarin.com.br/competencias-socioemocionais/

MENU