Confira 5 brincadeiras para fazer com os pequeninos no Dia das Crianças. Faça em casa e torne o dia do brincar mais especial!

Confira 5 brincadeiras para fazer com os pequeninos no Dia das Crianças. Faça em casa e torne o dia do brincar mais especial!

Dia 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças aqui no Brasil. Essa data foi instituída em 1924, por meio do Decreto n.º 4.867, com o objetivo de criar um dia especial para homenagear os pequenos.

Mas diversos outros países (mais de 100) também têm uma data exclusiva para isso. No caso, é o dia 20 de novembro, que foi oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o “Dia Universal da Criança”.

Essa foi a data escolhida, pois, nesse mesmo dia, foi aprovada a “Declaração dos Direitos das Crianças” pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em 1989.

Considerando tudo isso, como dar às crianças um dia inesquecível, cheio de diversão e alegria? Separamos 5 brincadeiras incríveis que podem ser feitas em casa. Confira!

As brincadeiras mais divertidas para o Dia das Crianças

Mais do que simples momentos de diversão, as brincadeiras são fundamentais para estimular habilidades no desenvolvimento infantil.

Ou seja, além de distrair os pequenos, esse tipo de atividade ajuda a desenvolver capacidades e competências que farão muita diferença na vida adulta, tais como cumprir tarefas, pensar antes de agir, controlar as emoções, ser flexível etc.

O Dia das Crianças deste ano será um pouco diferente. Por conta da pandemia do novo coronavírus, ainda que muitas cidades estejam flexibilizando diversas atividades, continuamos oficialmente em quarentena.

Porém, isso não é motivo para não dar aos pequenos um dia especial e repleto de alegrias. Existem várias brincadeiras que podem ser feitas em casa e divertir da mesma forma.

Veja estas 5 sugestões para fazer ou inspirar!

Acampar na sala ou no quarto

Colchões, lençóis, cadeiras, almofadas, tapetes, são alguns dos itens que você pode usar para montar um acampamento incrível no quarto dos pequenos ou mesmo na sala.

Aproveite a oportunidade para ter bons momentos em família, como ler um livro e, assim, incentivar o hábito da leitura.

Corredor de obstáculos

Também chamado de “corredor de raio laser”, a ideia é utilizar tiras de papel (tipo o crepom) e colar de uma parede a outra do corredor, em diferentes direções e alturas.

A criança deverá passar entre as tiras sem encostar, como se tivesse desviando das luzes do laser.

Caça ao tesouro

Esconda uma guloseima, ou um brinquedo, em alguma parte da casa e distribua pistas em diferentes cômodos.

Conforme as crianças forem lendo as dicas e avançando, mais perto ficarão de encontrar o “tesouro” escondido.

Pinturas

Qual criança não adora pintar e desenhar? Dentro desse conceito, várias brincadeiras podem ser feitas, tais como, pintura com as mãos, pintura facial, pintura em tecido, quadros etc.

Desfile de moda

Outra atividade com a qual os pequenos se divertem muito é vestindo as roupas dos pais. A ideia com essa brincadeira é disponibilizar algumas peças para as crianças, incentivá-las a montar algum “look” e desfilarem para as outras pessoas da casa verem o visual escolhido.

Declaração dos Direitos das Crianças

Como mencionado no início deste texto, o Dia das Crianças também tem como base os direitos desses pequenos cidadãos.

Assim, para deixar o seu objetivo ainda mais completo, além das brincadeiras é interessante que você também conheça quais são esses direitos, de acordo com a Declaração:

  • Princípio I: Direito à igualdade, sem distinção de raça religião ou nacionalidade.
  • Princípio II: Direito a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
  • Princípio III: Direito a um nome e a uma nacionalidade.
  • Princípio IV: Desde o seu nascimento, tem direito a um nome e a uma nacionalidade.
  • Princípio V: Direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente.
  • Princípio VI: Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade
  • Princípio VII: Direito à educação gratuita e ao lazer infantil.
  • Princípio VII: Direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes.
  • Princípio IX: Direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho.
  • Princípio X: Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.

Programas do Reação voltados para as crianças

Também baseado nesse princípio, o Instituto Reação tem vários programas  projetos sociais voltados para as crianças, tais como o Reação Escola Faixa Preta e o Reação Educação.

Quer saber mais sobre esses e outros projetos? Então acesse agora o nosso site e conheça mais sobre o Instituto Reação.



Skip to content