Dia do professor: Vocês são essenciais para a formação dos nossos cidadãos e transformação da sociedade.

Dia do professor: Vocês são essenciais para a formação dos nossos cidadãos e transformação da sociedade.

O Dia do Professor está chegando e há uma famosa frase da Cora Coralina que é sempre lembrada nesse dia “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.

Mas será que o papel do professor na vida das pessoas se limita a ensinar questões relacionadas a português, matemática e afins?

Dados apontam que, somente na Educação Infantil, o Brasil conta com mais de 589 mil docentes. Essa fase do ensino é justamente uma das que mais impacta na formação de hábitos e valores de uma criança. Esses aspectos, por sua vez, serão levados por toda a sua vida.

Considerando isso, a pergunta anterior pode receber a sua resposta: Não. O papel do professor na vida de uma pessoa vai muito além de ensinar a ler e a escrever!

O papel do professor na formação dos cidadãos

Quando pensamos na função exercida por um professor, o mais comum é imaginarmos uma pessoa em sala de aula, com um giz na mão, ensinando gramática, equações e outras matérias. No entanto, é preciso ver a sua participação na vida dos alunos como algo além disso.

A atuação de um professor tem reflexo direto na formação dos cidadãos e na transformação da sociedade.

Isso porque, além de ensinar os conceitos pedagógicos e técnicos, esses profissionais são essenciais para fomentar o pensar e o agir.

Com o auxílio dos professores, os alunos são incentivados a, por exemplo, questionar diferentes situações com as quais convivem. Ou seja, são incitados a analisar se aquela condição que está sendo imposta a eles é aceitável ou não, se é justa ou não.

A influência do professor em cada fase do ensino

Analisando o apontamento anterior, fica claro quanto o trabalho de um professor impacta nas atitudes e nos posicionamentos de uma pessoa ao longo de sua jornada acadêmica.

Porém, é na Educação Infantil que a maior parte dos valores e dos hábitos de um indivíduo são introduzidos, refletindo em diversas áreas que compõem a sua vida dali para a frente.

Em conjunto com a orientação familiar, o direcionamento e os ensinamentos dados pelos professores nessa etapa do ensino contribuirão para a formação da sociedade futura.

Mas isso não quer dizer que os docentes das demais fases de ensino tenham sua importância reduzida. Muito ao contrário disso.

Com uma base sólida de formação recebida na Educação Infantil, os outros professores que passarem pela vida dos alunos complementam a formação de cidadãos conscientes, reforçando suas responsabilidades com eles mesmos e com as outras pessoas.

Não podemos esquecer que a formação do jovem, hoje, impacta diretamente no futuro da sociedade.

Ou seja, os adolescentes que estão em sala de aula agora serão os médicos, os advogados, os políticos e diversos outros profissionais que nos atenderão amanhã.

Pensando também por esse lado, não há como negar a contribuição do professor para a formação de cidadãos mais dignos, conscientes e justos.

Seguindo essa linha, o Reação Educação atende 669 alunos.O principal objetivo desse projeto é desenvolver as denominadas “habilidades para a vida” e, com isso, construir uma postura mais ativa e um olhar crítico em nossos alunos, ressaltando o papel de cada um na sociedade onde vive.

Quer entender melhor? Então acesse o nosso site e conheça tudo sobre o Projeto Reação Educação.



Skip to content