Dia do Voluntariado: saiba tudo sobre o Dia internacional do voluntário

Post 7 of 376
Dia do Voluntariado: saiba tudo sobre o Dia internacional do voluntário

O trabalho voluntário é uma atividade bem democrática. Isso porque ele beneficia todas as pessoas envolvidas, ou seja, faz bem tanto para quem recebe quanto para quem se doa.

Sua importância é tamanha que a ONU (Organização das Nações Unidas), instituiu o Dia do Voluntariado como forma de conscientizar e incentivar a participação de mais pessoas e de promover diversas ações ao redor do mundo nessa data.

Mas qualquer pessoa pode ser um voluntário? Como escolher uma instituição para ajudar? Essas e outras respostas você terá neste post. Continue a leitura e descubra mais!

O que é o Dia do Voluntariado?

Instituído em 1985, pela ONU, o Dia do Voluntariado é comemorado internacionalmente em 5 de dezembro. A criação da data tem como propósito fazer com que o espírito de solidariedade se espalhe pelo mundo através de diferentes ações realizadas em vários países.

E o que realmente significa ser um voluntário? Explicando brevemente: o voluntariado consiste em doar seu tempo a outras pessoas e em favor de uma causa na qual acredita. 

De acordo com a ONU, “o voluntário é o jovem ou o adulto que devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem-estar social ou outros campos…”

Ainda segundo a organização, há 8 objetivos principais quando o assunto é serviço voluntário. Essa definição foi feita no ano 2000, após análise dos maiores problemas mundiais, chegando assim aos denominados “Objetivos do Milênio”, que são:

  1. erradicar a extrema pobreza e a fome; 
  2. atingir o ensino básico universal; 
  3. promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
  4. reduzir a mortalidade infantil; 
  5. melhorar a saúde materna; 
  6. combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; 
  7. garantir a sustentabilidade ambiental; 
  8. estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Quem pode ser voluntário?

Apesar de tantas possibilidades (e carência) de trabalho voluntário, muitas pessoas ainda têm dúvidas se podem ou não ajudar dessa forma.

Para esclarecer isso, é importante reforçar que todos podem ser voluntários, basta querer! Você não precisa, obrigatoriamente, ser especialista em algo e auxiliar somente nessa função. 

O voluntariado consiste, basicamente, em doar o seu tempo a um projeto. A forma como ele será empregado depende da sua disposição, disponibilidade e da necessidade da instituição que está auxiliando.

E como dito no começo deste texto, o serviço voluntário faz bem para todos os envolvidos. Além de ajudar muitas pessoas, você tem a oportunidade de conhecer outras realidades, ter experiências novas, fazer amigos e, em muitos casos, até enriquecer o seu currículo.

Como escolher uma instituição para ajudar?

Não é preciso esperar o Dia do Voluntariado para fazer algo em favor do próximo. É possível, o quanto antes, se dedicar a essa ideia.

Uma forma de escolher qual instituição auxiliar é encontrar aquela que defenda uma causa na qual você acredita. Dessa forma, fica ainda mais fácil e gratificante se envolver nos projetos.

O Instituto Reação, por exemplo, desde 2003, usa o esporte e a educação como formas de promover o desenvolvimento humano e a inclusão social. Atendendo crianças e adolescentes de comunidades do Rio de Janeiro e de Cuiabá, até hoje, mais de 1.800 jovens já passaram por aqui.

Se essa também é uma causa na qual você acredita, veja neste link como contribuir com o Reação. 

MENU