Empreendedorismo é tema da última edição do ano do evento “Você Tem Fome de Quê?”

Post 6 of 376
Empreendedorismo é tema da última edição do ano do evento “Você Tem Fome de Quê?”

De acordo com o relatório Brasil Digital realizado pela consultoria McKinsey e divulgada no início deste ano, 39% da população brasileira economicamente ativa trabalha em iniciativas empreendedoras. Mas o que passa na sua cabeça quando falamos em empreendedorismo? Muitas pessoas pensam logo em startups que oferecem um serviço ou produto inovador, que vai solucionar um problema da sociedade. Mas ser um empreendedor vai muito além disso e pode estar mais perto do seu dia a dia do que você imagina. Segundo o Sebrae, ser um empreendedor significa iniciar algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, é aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo e parte para a ação.

E foi pensando nesses realizadores que estão por aí girando a economia que o tema empreendedorismo foi o escolhido para a última edição do ano da Roda de Conversa ‘Você Tem Fome de Quê?’, que aconteceu no polo Rocinha, no último dia 4/11. Nossos jovens conheceram de perto iniciativas muito próximas de suas realidades, que mostraram que é possível fazer a diferença na economia com ideias inovadoras e que geram protagonismo e renda para seus criadores.

Nesta edição, os alunos ouviram dois empreendedores com negócios diferentes, além de um professor universitário que trouxe um outro olhar para a conversa. Matheus Affonso é fotógrafo do FAVELAMONA (grupo que realiza ensaios fotográficos com mulheres negras da favela), além de ser ator do Grupo Atiro, idealizador do Projeto Eeer e coordenador do Espaço Tijolinho. Todas as ações são desenvolvidas no Complexo da Maré.

Já Victória Carvalho trouxe uma perspectiva mais doce. Ela é dona do Carvalho’s Braunie, negócio da Rocinha que vende brownies, bolos, chocolates e doces em geral e contou para nossos jovens como foi começar este negócio e os desafios do cotidiano. Para completar o trio, os judocas conheceram também Rafael Zaremba, que faz parte da Coordenação de apoio à profissionalização do aluno (APA) e da Coordenação de ensino de empreendedorismo (CEMP), do departamento de Psicologia da PUC- RIO.

Após ouvir tantas histórias inspiradoras, temos certeza que nossos jovens já estão cheios de ideias para empreender por aí!

MENU