Estudos do Meio no Paço Imperial

Post 316 of 351
Estudos do Meio no Paço Imperial

Essa semana os alunos da OBI 3 do Instituto Reação, Polo Rocinha, fizeram um passeio com muita história e arte no Paço Imperial, no Centro da Cidade. A visita ao museu é um dos estudos do meio do semestre, que visa complementar de forma dinâmica, os temas tratados no projeto pedagógico desenvolvido em sala de aula.

Estudando o período da ditadura militar no Brasil, os jovens puderam entender mais sobre o tema por meio da Ocupação Zuzu Angel, que resgata a memória da estilista que teve seu filho assassinado pelo governo da época. O grupo também teve a oportunidade de conhecer mais sobre o renomado arquiteto Oscar Niemeyer e sobre o próprio Paço Imperial, construção de grande importância na história do país.

“O nosso projeto pedagógico é intitulado Amanhã Será Melhor e traz questões sobre a ditadura, sobre como foi esse período, porquê aconteceu e porquê é importante para a gente saber isso hoje. É interessante revisitar esses conceitos, esse momento histórico do nosso pais, para que isso não retorne nos dias de hoje. O passeio ontem foi muito importante porque nós vimos uma exposição chamada Ocupação Zuzu Angel. A Zuzu Angel teve um filho que foi torturado e morto pelos militares e a partir disso, como estilista, ela fez vários movimentos políticos através do trabalho dela, criando muitas estampas, para reivindicar os nossos direitos. Por isso ela morreu, assinada no túnel Zuzu Angel. Eu passei o filme para eles antes e os levei para conhecer mais de perto esse momento.” – Diz a educadora Jacinety Porto, responsável pela turma.

MENU