Instituto Reação inaugura sede em Cuiabá

Post 9 of 416
Instituto Reação inaugura sede em Cuiabá

Com muita alegria, inauguramos oficialmente no dia 4/03 a primeira sede do Instituto Reação fora do Rio de Janeiro, localizado no bairro Três Barras, em Cuiabá, cidade em que mora o judoca David Moura.

Para celebrar este marco em nossa história, recebemos em nosso novo espaço mais de 250 pessoas entre alunos, responsáveis, imprensa, parceiros, além do presidente do Instituto Reação, Flavio Canto, o judoca David Moura, e autoridades municipais para comemorar conosco este momento tão especial.

“É a realização de um sonho, um filho que está nascendo. Há um ano e meio isso aqui era um campinho de futebol e pensávamos que podíamos fazer algo especial e fizemos. Hoje está pronto”, disse David, emocionado, durante o evento de inauguração.

A construção desta sede na capital mato-grossense começou em maio de 2019 e só foi possível graças a união de vários parceiros. O terreno para a construção foi cedido pela Prefeitura de Cuiabá, dentro da E.M.E.B Prof. Firmo José Rodrigues, onde as aulas já eram oferecidas pelo Reação. O sonho de um espaço próprio também não poderia ter sido realizado sem a parceria com o Banco BV, que acreditou desde o primeiro momento nesta expansão e deu o suporte financeiro para que pudéssemos concretizá-lo.

“É uma honra estar aqui representando o Banco BV, o time também do nosso lado, que estudou e acreditou nesse sonho junto com vocês, com o Flavio e o David. A gente conversa lá no banco de como seria bom se houvessem outros projetos como o Reação no Brasil. Nosso país ia ser melhor e iríamos prosperar mais rápido. Nosso apoio aqui é uma crença, uma pequena parte de tudo o que a gente recebe e a forma com que a gente coloca para o país, é o retorno de tudo aquilo que conseguimos”, disse Thiago Soares, Gerente de Sustentabilidade do Banco BV.

O apoio da arquiteta voluntária Luisa Xavier da Silveira, da Win Arquitetura, também foi fundamental. Ela criou o projeto da sede e acompanhou a evolução da obra desde o início para que tudo ficasse do jeito que imaginamos e o resultado final superou nossas expectativas.

O polo Três Barras já está em funcionamento com as aulas de judô, às segundas e quartas-feiras, no contraturno escolar. Atualmente já são mais de 270 crianças atendidas, com possibilidade de expandir esse número ainda este ano. Em breve, também será implementado o atendimento socioassistencial e psicológico, além do programa Reação Educação, que oferece oficinas pedagógicas cujos temas estão inseridos dentro das macroáreas Vida Cidadã, Meio Ambiente, Arte e Cultura, e Corpo e Movimento, estimulando e desenvolvendo competências socioemocionais e cognitivas das crianças e jovens atendidos.

“Isso aqui é só o começo de uma grande caminhada. Hoje é um grande sonho, mas que vem com muita responsabilidade pensando no longo prazo, porque formar faixas pretas dentro e fora do tatame, que é a nossa missão, requer bastante tempo, dedicação e persistência”, comentou Flavio Canto.

Nossa atuação em Cuiabá só está começando e temos certeza de que, no futuro, sairão do estado muitos faixas pretas, tanto no judô quanto na cidadania. Obrigado aos nossos parceiros Banco BV, Win Arquitetura, Prefeitura de Cuiabá, Unimed-Cuiabá e TV Centro-América por apoiar o Instituto Reação e acreditar no poder transformador do esporte na vida de nossas crianças e jovens.

MENU