Jornalista da TV Globo ensina jovens do Reação a produzirem conteúdos audiovisuais com celulares

Post 8 of 351
Jornalista da TV Globo ensina jovens do Reação a produzirem conteúdos audiovisuais com celulares

Com a supervisão da jornalista Vera Íris Paternostro, uma turma de 15 jovens do polo Rocinha, entre 12 e 17 anos, se reúne uma vez por semana para desenvolver habilidades sobre linguagem audiovisual, com foco em produção de conteúdo.

A ideia surgiu depois de uma conversa entre a jornalista e a Gerente Executiva do Reação, Leriana Figueiredo, no início do ano, após Vera ter demonstrado interesse em contribuir de alguma forma com o Instituto. A partir daí, foram feitas reuniões com a equipe de Educação para chegar ao formato ideal dos encontros.

O objetivo das oficinas é capacitar os jovens para que eles possam contar suas próprias histórias com o auxílio de celulares, ensinando aos alunos conceitos, técnicas e regras do audiovisual jornalístico.

“Esses alunos estão mostrando que têm interesse em aprender algo novo e querem contar histórias de uma forma bacana. O objetivo é eles trabalharem em duplas e até o fim do semestre produzirem – criar, gravar e editar – pequenas histórias em vídeo para o canal no Youtube do Reação. Queremos ampliar o olhar deles para o audiovisual, a fotografia, fazê-los ver que há um mundo diferente e interessante nesse universo, estimular o hábito de contar boas histórias e até provocar o interesse para uma profissionalização nessa área”, explica a jornalista.

A cada encontro os alunos ganham mais bagagem sobre o universo audiovisual. Além da jornalista, os alunos também vão receber convidados. No dia 11/09, por exemplo, Vera irá levar um repórter cinematográfico do site de notícias G1 para dar dicas práticas de gravação e edição com uso de aplicativos para celular.

“Os encontros têm sido muito produtivos. Sinto uma troca muito especial com os alunos. Há um real interesse. Mas estamos no começo. Daqui a pouco, entrando mais fundo na parte prática, vamos ver o que vai acontecer”, diz.

Vera Íris tem mais de 30 anos de carreira e foi uma das fundadoras do canal a cabo GloboNews, além de ter trabalhado boa parte de sua trajetória profissional na TV Globo. Em 1987, lançou o livro “O texto na Tv – Manual do Telejornalismo”, uma publicação pioneira que virou referência para diversas gerações de estudantes de jornalismo.

Estamos ansiosos para acompanhar os próximos passos desta parceria! Vem coisa boa por aí!

MENU