Jovens do Reação participam do Acelera Favela

Post 297 of 351
Jovens do Reação participam do Acelera Favela

Descarte incorreto do lixo, falta de água, baixo incentivo sociocultural, falta de comunicação eficiente e o crescimento da indústria da violência são problemas que já viraram rotina nas comunidades pobres do Rio de Janeiro. Mas imagina se a própria população pudesse trabalhar junta para mudar essa realidade e ainda desenvolvesse a economia local?

Essa é a proposta do projeto Acelera Favela, da ONG Tunnel Lab, que em sua primeira edição reuniu 21 adolescentes, de 5 comunidades do Rio, em um treinamento de empreendedorismo para o desenvolvimento local.

Sete alunos do Instituto Reação participaram do curso representando a Rocinha e junto com os jovens das comunidades Fallet, Pénha, São Carlos e Prazeres, desenvolveram 5 projetos de start-ups que utilizam tecnologia e inovação para a solução dos principais problemas identificados em suas regiões.

Os negócios criados como produto final do projeto foram apresentados na última sexta-feira (30), no Espaço Nave da Universidade Estácio e concorreram a prêmios de parceiros. Com uma ideia melhor que a outra, todos os grupos saíram ganhando, mas o que acabou conquistando um patrocínio para tirar sua ideia do papel foi o Pink Dink Doo, com o projeto Água Mais.

Leia abaixo um resumo dos projetos desenvolvidos:

Projeto Água Mais – Desenvolvimento de um captador de água de chuva e umidade do ar para diminuir o problema da falta de água na comunidade.

Projeto Sou Rio, grupo Os Alquimistas – Aplicativo que pretende unir favela e asfalto nas diferentes zonas do Rio, divulgando eventos culturais.

Projeto Favela Sustentável, grupo Capitães Cérebro – Criação de uma lixeira doméstica que evita o mal cheiro e tem seu lixo recolhido para geração de gás, a ser vendido com desconto na comunidade.

Projeto Favela+Game, grupo Lutadoras do Bem – Criação de um curso profissionalizante para Design de Games dentro da comunidade, criando uma alternativa de carreira.

Projeto Serviços Comunidade, grupo APE – Aplicativo para fácil localização de prestadores de serviços na comunidade.

O Instituto Reação parabeniza seus alunos Francisco Ronaldo Rocha, Gleiciane Oliveira, Maria Eduarda Martins, Luana Gomes, Lauredy Maciel, Júlia Ferreira e Nathalia Matias pela dedicação e ótimo trabalho. Muito orgulho de todos!

MENU