Lançamento do Livro Instituto Reação reúne alunos, atletas e parceiros em evento no Rio de Janeiro

Post 6 of 351
Lançamento do Livro Instituto Reação reúne alunos, atletas e parceiros em evento no Rio de Janeiro

Na última quarta-feira, dia 04/09, o Teatro PetroRio das Artes, no Shopping da Gávea, Rio de Janeiro, recebeu mais de 330 pessoas para o lançamento do livro Instituto Reação, que conta a trajetória de nove atletas ao longo dos 16 anos de fundação da ONG.

O encontro teve um bate-papo com o medalhista olímpico e presidente do Reação, Flavio Canto, a campeã olímpica Rafaela Silva, além de Yolande Mabika, Cristiano Silva, Gustavo Sabino, Anna Karolina Belém, Rodrigo Borges, Adriele Ribeiro e Raquel Silva, todos personagens do livro. Wallace Alves, que também tem sua história contada na obra, não pôde comparecer ao evento por morar fora do país. Geraldo Bernardes, técnico da maioria dos personagens e um dos fundadores do Instituto Reação, também esteve no local e encerrou o evento.

Os atletas se emocionaram ao relembrar momentos importantes dentro da organização que transformou suas vidas. Muitos deles chegaram ainda pequenos no Instituto e passaram toda a infância e adolescência como alunos ou atletas.

Para Flavio Canto, o lançamento do livro é um momento importante de olhar para o passado e ver quantas vidas já foram impactadas com o trabalho do Reação.

“No judô temos sempre a síndrome da próxima luta e esquecemos muitas vezes de celebrar e olhar um pouco para trás. E acho que o livro foi uma oportunidade para a gente ver o quão importante o Reação tem sido na vida de muita gente. Mostrar essas histórias, de alunos que começaram lá atrás, ainda crianças, e hoje conquistaram seu lugar no mundo, com dignidade, com sucesso, servindo de exemplo para as pessoas mais novas que estão chegando, acreditar que podem chegar onde quiserem chegar, facilita muito a nossa mensagem”, disse.

Rodrigo Borges é aluno da primeira turma do Instituto, foi um dos primeiros atletas a conquistar a faixa preta no Reação e o primeiro a se formar na faculdade com o apoio da ONG. Ele revela que estar no livro e participar do evento foi uma forma de representar muitas outras pessoas.

“A minha história é muito parecida com tantas outras pessoas que passaram pelo Reacão. E esse livro veio para abrilhantar ainda mais essa trajetória. Fico feliz em fazer parte desde o começo e mostrar para os nossos alunos que eles podem chegar onde eles quiserem, basta acreditar e lutar para que isso aconteça”.

Anna Belém, jovem de 17 anos e atleta do polo Cidade de Deus – Taquara, também se emocionou em fazer parte da comemoração.

“Foi uma grande honra participar deste momento tão especial na trajetória do Instituto Reação e estar ao lado de verdadeiros ícones do esporte, que sempre foram fonte de inspiração e me ensinaram o verdadeiro espírito de vencer. Além disso, pude contar um pouco do que eu já construí. Ser convidada para fazer parte desta história marcou a minha vida e a minha carreira no esporte. Só tenho a agradecer a Deus, primeiramente, a meus pais, que são minha fortaleza, e aos senseis Geraldo Bernardes e Flavio Canto, por acreditarem no meu potencial”, disse a atleta, que é Campeã Pan-americana, Bicampeã Brasileira e Campeã Sul-americana Escolar.

Durante o evento, as pessoas que doaram R$80 ou mais para o Instituto foram presenteadas com um exemplar do livro, que é uma realização da Id Cultural, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Aliansce Sonae, Austral, Estácio e 3GRadar. O evento de lançamento foi realizado em conjunto com a PetroRio, parceira do Instituto Reação desde 2017. Estiveram presentes no encontro o presidente Nelson Tanure, CEO do PetroRio, e Roberto Monteiro, diretor de operações da empresa.

MENU