Leonardo Barbosa

“Para mim, o Reação é uma casa que capta inúmeros diamantes e vai ajudando a lapidá-los, formando, assim, muitos campeões não só no tatame, mas também na vida.”

Leonardo Barbosa está no Reação desde os nove anos de idade, quando começou a praticar judô por indicação de um amigo que já participava do projeto. Leozinho, como é carinhosamente conhecido, passou por diversas fases dentro do Instituto, tendo sido atleta por 15 anos e conquistado diversos títulos importantes, como o de Campeão Brasileiro Sênior 2008, na categoria Super Ligeiro, defendendo o time Reação.

 

Além de atleta, Leozinho foi monitor e estagiário de Judô. Através do programa Bolsas de Estudo, graduou-se em Educação Física na Faculdade Estácio de Sá, em 2017, mesmo ano em que passou a integrar a equipe de professores do Reação. O sensei se orgulha desta transição e acredita que, com a nova profissão, poderá passar às novas gerações tudo o que já aprendeu na arte marcial japonesa.

 

Hoje, com 28 anos, ele é professor dos polos Rocinha, onde mora, e Pequena Cruzada, e tem como grandes ídolos sua mãe e os senseis Eduardo Soares e Flávio Canto, fundador e atual presidente do Reação.

 

No tempo livre, ele estuda inglês, fica com a família, a noiva e os amigos, além de jogar videogame e praticar atividades ao ar livre. Seu maior sonho é viver em um mundo onde as oportunidades sejam iguais para todos, independente da cor da pele, religião e origem de cada um.

Skip to content