top_judo2

História

O judô foi criado por um intelectual japonês chamado Jigoro Kano em 1882, seis anos após ser decretada, pelo imperador Meigi, oficialmente extinta a classe dos samurais no Japão. Através de valores e princípios fortemente influenciados pelo Bushidô – Código de Ética do Samurai – nascia uma arte marcial que já em sua nomenclatura – JU, suave e DO, caminho – exprimia a pretensão de Kano, de transformar o judô em um caminho de vida. Seu objetivo, ao idealizá-lo, era, portanto, desenvolver uma prática que promovesse o desenvolvimento humano.

O judô tem como filosofia integrar corpo e mente. Sua técnica utiliza os músculos e a velocidade de raciocínio para dominar o oponente. Palavras ditas por Mestre Kano para definir a luta: “arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual”. A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual. Nas academias, procura-se passar algo mais além da luta, do contato físico. Para tornar-se um bom lutador, antes de tudo, é preciso ser um grande ser humano.

kano

Príncipios

1) “Quem teme perder já está vencido”
2) “Cada dia é um novo dia de conquistas e o bem deve estar acima de tudo”
3) “Conhecer-se é dominar-se é dominar-se é triunfar”
4) “Quando verificares com tristeza que nada sabes, terás feito seu primeiro progresso no aprendizado”
5) “Nunca te orgulhes de haver vencido um adversário. Ao que venceste hoje poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que perdura é a que se conquista sobre a própria ignorância”
6) “O judoca não se aperfeiçoa para lutar, luta para se aperfeiçoar”
7) “O judoca é o que possui inteligência para compreender aquilo que lhe ensinam e paciência para ensinar aquilo que aprendeu aos seus semelhantes”
8) “Somente se aproxima da perfeição quem a procura com constância, sabedoria e sobretudo humildade”
9) “ Praticar o judô é educar a mente a pensar com velocidade e exatidão, bem como o corpo a obedecer com justeza. O corpo é uma arma cuja a eficiência depende da precisão com que se usa a inteigência.”
MENU