top_projeto

Criado pelo medalhista olímpico Flávio Canto, seu técnico Geraldo Bernardes e amigos em 2003, o Instituto Reação é uma organização não governamental que promove o desenvolvimento humano e a inclusão social por meio do esporte e da educação, fomentando o judô desde a iniciação esportiva até o alto rendimento. A proposta é utilizar o esporte como instrumento educacional e de transformação social, formando faixas pretas dentro e fora do tatame.

Mais de mil e duzentas crianças, adolescentes e jovens a partir de quatro anos são beneficiados em seis polos – Rocinha, Cidade de Deus –
Jacarepaguá, Cidade de Deus – Polo de Iniciação, Tubiacanga, Pequena Cruzada e Deodoro.

 

Nossa História

Origem no Projeto EducAção Criança Futuro

Em 2000, Flávio Canto começou a dar aulas de judô na Rocinha como voluntário do projeto “Educação Criança Futuro”, criado por Pedro Gama Filho, um dos maiores incentivadores de Canto no Esporte. O projeto era financiado pela Prefeitura e com a troca de mandato, perdeu a sua base de sustentação financeira.

Inauguração do Instituto Reação

Para dar continuidade ao projeto, Flávio Canto percebeu que uma nova organização deveria ser montada. Após muita luta, o Instituto Reação nasce em 2003 na Rocinha com a colaboração de 15 sócios.

Incorporação do projeto “Judô Comunitário Geraldo Bernardes Body Planet”

Quando Geraldo Bernardes voltou das Olimpíadas de Sidney, resolveu montar um projeto junto aos empresários da Academia Body Planet na Cidade de Deus. No início, o público alvo do projeto eram os alunos de escolas municipais das redondezas, através de um convênio com a sétima CRE de Jacarepaguá e Barra da Tijuca. Em 2003, através de um sentimento comum de Flávio Canto e Geraldo Bernardes, o Judô Comunitário Geraldo Bernardes se uniu ao Instituto Reação, tornando-se o Polo Cidade de Deus.

Incorporação do projeto Centro Educacional Pequena Cruzada

Paralelamente a criação do Instituto Reação, Antônio Joaquim Soares e seu filho Eduardo Soares fundavam mais um frente com a mesma bandeira. Localizado na Lagoa, o Centro prestava assistência educacional e social a meninas carentes das comunidades da Rocinha, Ladeira dos Tabajaras, Pavão-Pavãozinho, Cantagalo, Belford Roxo, Campo Grande, dentre outras, em situação de vulnerabilidade social. O projeto se uniu ao Instituto Reação em 2003 como o Polo Pequena Cruzada.

Inauguração do Polo Tubiacanga

O judô em Tubiacanga foi iniciado em junho de 2006 com o projeto da Infraero chamado “Avança Judô”. Nesta parceria, o Instituto Reação ajudava com os professores e o parceiro com o espaço onde eram dadas as aulas. Com a perda do patrocínio em pouco mais de 1 ano, o Reação abraçou o projeto, que hoje constitui o Polo Tubiacanga do Instituto. Desde então as aulas são dadas no Clube Flexeiras, lugar onde tudo começou.

Rafaela Silva é Campeã Mundial Junior

Formalização de uma metodologia para o Reação Educacional.

Sede do Reação muda para o Complexo Esportivo da Rocinha

Reação recebe o Prêmio Brasil Olímpico

Inauguração do segundo polo da Cidade de Deus.

A expansão do trabalho no Polo Cidade de Deus Body Planet e percepção da necessidade de atender crianças de outra região mais afastada da comunidade, levaram o Instituto Reação a lançar uma segunda unidade na Cidade de Deus, em 2012, chamada de Polo Avançado.

Rafaela Silva é convocada para as Olimpíadas de Londres

Instituto Reação integra o Projeto Cidade da Copa

O projeto faz parte do Movimento de legado social dos megaeventos esportivos (Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas/paralimpíadas 2016.

Realização do primeiro torneio interno do Instituto Reação

Geraldo Bernardes integra a ABT

Nosso coordenador é convidado a integrar a Academia Brasileira de Treinadores do COB. Apenas técnicos campeões olímpicos estão credenciados a fazer parte do time.

Início do projeto Roda de Mães, espaço para troca de experiências em família, no Polo Rocinha

Rafaela Silva é a primeira brasileira Campeã Mundial de Judô

Reação é Bi-campeão Panamericano de Judô

Reação participa pela primeira vez do Grand Prix Interclubes

Instituto participa da maior competição de clubes do país e conquista bronze com a equipe masculina e 4º lugar com a equipe feminina.

Festa de 10 anos do Instituto Reação

Reação abraça atletas da Universidade Gama Filho

Com o fim da Universidade Gama Filho em 2013, o Instituto Reação abraçou alguns atletas que ficaram sem agremiação, conquistando ótimos judocas para sua equipe, como Victor Penalber e David Moura.

Prêmio Atitude no Esporte

Rafaela Silva recebe prêmio de melhor atleta olímpica do ano e Geraldo Bernardes como melhor técnico olímpico. Nosso presidente Flávio Canto também recebeu a menção de Atitude e Cidadania no Esporte pelo projeto à frente do Reação.

[/tab]

Instituto Reação assume o Polo Deodoro – Reação BVO

Reação se torna vice-campeão feminino e masculino no Grand Prix Interclubes

Polos Cidade de Deus se mudam para dentro da Universidade Estácio

Com o fim da Academia Body Planet, o Instituto Reação faz parceria com a Estácio e ganha novo endereço.

Reação se torna campeão feminino no Grand Prix Interclubes

Victor Penalber conquista bronze no Mundial de Judô em Astana

 

MENU