Outubro Rosa: mês de prevenção ao câncer de mama

Post 15 of 280
Outubro Rosa: mês de prevenção ao câncer de mama

Outubro é o mês de prevenção ao câncer de mama, o tipo mais comum da doença entre mulheres no Brasil e no mundo. Em parceria com a Rede D’or São Luiz e a Oncologia D’or, realizamos duas palestras nos polos Deodoro e Rocinha para conscientizar pais e responsáveis sobre a prevenção desta doença.

Os encontros aconteceram nos dias 4 e 18 deste mês com palestras da Dra. Ana Carolina Nobre, oncologista da Rede D’or. Nas reuniões, a médica alertou sobre a importância da mamografia em mulheres com mais de 40 anos, além do autoexame regularmente e consultas com o ginecologista e o mastologista. Quanto menor for o nódulo na hora do diagnóstico, maiores são as chances de cura da doença em 90 a 100% dos casos.
Os participantes também aproveitaram os encontros para esclarecer dúvidas sobre a saúde da mulher e de outras doenças, como o HPV.

É recomendado procurar um mastologista caso encontre alguns destes sinais:

– Aparecimento de nódulos, com ou sem dor mamária;
– Alterações na pele da mama, como abaulamentos, retrações ou aspecto de “casca de laranja”;
– Mudanças na cor ou na textura da pele;
– Mudança no aspecto do mamilo
– Secreção escura ou com sague pelo mamilo

Para saber mais sobre o movimento e a prevenção da doença, basta acessar o site da campanha.

Agradecemos a Rede Dor, Oncologia D’or e a Dra Ana Carolina Nobre por esclarecerem as dúvidas de mães e pais dos nossos alunos. A prevenção será sempre o melhor caminho!

MENU