PERGUNTAS FREQUENTES

O que é o Instituto Reação?

O Instituto Reação é uma organização não governamental que promove o desenvolvimento humano e a integração social por meio do esporte e da educação, fomentando o judô desde a iniciação esportiva até o alto rendimento. A proposta é utilizar o esporte como instrumento educacional e de transformação social, formando faixas pretas dentro e fora do tatame.

Quais são as atividades oferecidas pelo Instituto Reação?

O Instituto Reação atua com três programas principais e atividades distintas, oferecendo judô, jiu-jitsu e educação. São eles:

Reação Escola Faixa Preta, que oferece aulas de judô e jiu-jitsu a mais de 1800 crianças, adolescentes e jovens entre 4 e 29 anos, moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade, trabalhando os princípios e valores do esporte;

Reação Educação, que atua de forma complementar com oficinas pedagógicas, buscando construir um olhar crítico e uma postura ativa em nossos alunos, ampliando a noção de que todos são atores importantes para a transformação da sociedade;

Reação Olímpico, que tem como objetivo desenvolver atletas de alto rendimento para que participem de competições nacionais e internacionais. O programa oferece treinamento esportivo de judô a mais de 200 atletas, com mais de 11 anos, em dois Centros de Treinamento Esportivo de Alto Rendimento: Rocinha e CDD-Taquara.

A quem são destinadas as atividades do Instituto Reação?

As atividades do Reação nos programas Reação Escola Faixa Preta e Reação Educação são destinadas para crianças, adolescentes e jovens entre 4 e 29 anos. Já os treinos do Reação Olímpico não tem uma idade limite, já que depende do condicionamento físico e interesse do atleta em continuar treinando e competindo.

As atividades do Instituto Reação são gratuitas?

Sim, todas as nossas atividades são gratuitas.

Como faço para inscrever minha filha (o)?

O Instituto Reação tem três entradas de alunos por ano, que chamamos de Boas Vindas. Geralmente elas ocorrem em fevereiro/março, maio e agosto/setembro. Fora desses períodos não há entrada de novos alunos. Antes das datas previstas para matrícula, divulgamos em nossas redes sociais quais idades tem vagas abertas. Ressaltamos que alguns polos, devido a grande procura, tem lista de espera.

Quais são os documentos necessários para realizar matrículas?

É preciso os seguintes documentos para realizar a matrícula no Instituto Reação:

  • Cópia da certidão de nascimento ou cópia da carteira de identidade do aluno
  • Cópia do CPF do aluno, caso ele tenha
  • Cópia da carteira de identidade e do CPF do responsável
  • Cópia do comprovante de residência
  • Cópia do cartão de vacina
  • Atestado médico
  • Declaração escolar atualizada
  • Cópia do último boletim escolar
  • Tipo sanguíneo
  • 2 fotos 3×4

Quero ser atleta do Instituto Reação. Como faço para integrar o time de Alto Rendimento?

Os atletas que tiverem interesse em entrar para o time Reação devem passar por uma avaliação dos coordenadores de alto rendimento no polo Cidade de Deus –Taquara. Para agendar esse encontro, é só ligar para o telefone (21) 2422-8210 e marcar. Gostaríamos apenas de deixar esclarecido que, infelizmente, não conseguimos disponibilizar alojamento ou recursos para trazer atletas de outras cidades para o Rio. Fazemos tudo que está ao nosso alcance por nossos alunos, mas por sermos uma ONG, nossa verba é limitada.

Vocês atendem crianças com deficiência?

Sim. Somos uma instituição que trabalha a inclusão em todos os nossos programas e já atendemos crianças com autismo, deficiência intelectual e algumas com mobilidade reduzida. Embora sejamos abertos para receber a todos, ainda não dispomos de infraestrutura e recursos humanos para casos mais graves. Caso tenha dúvidas, entre em contato com o polo desejado no telefone que consta aqui.

O Instituto Reação está em quais estados?

O Reação desenvolve seu trabalho nos estados do Rio de Janeiro e Cuiabá, em nove polos: Rocinha (RJ), Cidade de Deus – Taquara (RJ), Cidade de Deus – Polo de Iniciação (RJ), Tubiacanga (RJ), Pequena Cruzada (RJ), Rocha Miranda (RJ), Solar Meninos de Luz (RJ), Cidade Alta (MT) e Três Barras (MT).

Como faço para entrar em contato com a equipe do Reação?

Você pode entrar em contato conosco através do e-mail institutoreacao@institutoreacao.org.br, pelas nossa redes sociais (Facebook e Instagram) ou através do telefone, em nossos polos centrais. Veja aqui todos os telefones.

 

MENU