prog001

Reação Escola Faixa Preta

O projeto socioesportivo Reação Escola Faixa Preta oferece aulas de judô a mais de 1200 crianças, adolescentes e jovens entre 4 e 29 anos, trabalhando os princípios e valores do esporte.
A proposta é desenvolver não somente as técnicas dessa modalidade esportiva, mas contribuir para o desenvolvimento social e humano dos jovens, formando faixas pretas dentro e fora do tatame. O judô, nesse sentido, é uma modalidade privilegiada, por carregar tradições e valores que são importantes instrumentos socioeducacionais, como a coragem, humildade, respeito, disciplina, determinação e solidariedade.

A participação das famílias também é incentivada pelo projeto por meio de atividades em grupo, desenvolvidas por psicólogos e assistentes sociais. Os encontros discutem assuntos relacionados ao seu cotidiano, território, garantia de direitos, funcionamento da rede socioassistencial, entre outros.

prog003

Reação Educação

Atuando de forma complementar, o Reação Educação busca construir um olhar crítico e uma postura ativa em seus alunos, ampliando a noção de que todos são atores importantes para a transformação da sociedade. Para isso, o trabalho consiste tanto na reflexão de importantes valores do judô que podem ser replicados na vida, como na criação de projetos pedagógicos trimestrais redigidos especificamente para cada faixa etária. A metodologia trabalha dentro das macroáreas Vida Cidadã, Meio Ambiente, Arte e Cultura, e Corpo e Movimento, desenvolvendo as habilidades sociais, pessoais, produtivas e cognitivas das crianças e jovens atendidos. Além disso, utiliza práticas inovadoras dentro e fora da sala de aula, proporcionando estudos do meio em espaços e eventos culturais da cidade.

Além das atividades pedagógicas, o Reação Educação também viabiliza o ingresso dos melhores alunos do Instituto em escolas e universidades particulares com o apoio de padrinhos, madrinhas e instituições parceiras. Cerca de 70 alunos são beneficiados com bolsas de estudos em colégios e faculdades, além de 40 em curso de inglês.

prog002

Reação Olímpico

O Reação Olímpico tem como objetivo desenvolver atletas de alto rendimento para que participem de competições nacionais e internacionais. O programa oferece treinamento esportivo de judô a cerca de 230 atletas em três Centros de Treinamento Esportivo de Alto Rendimento – Rocinha, CDD Taquara e Deodoro.

Formar atletas de alto rendimento não é uma tarefa fácil, por isso o Instituto Reação conta com um time de treinadores com ampla experiência, bem como uma equipe multidisciplinar qualificada e especializada nas áreas de nutrição, fisioterapia, psicologia e preparação física. Esses profissionais trabalham sob a coordenação do Sensei Geraldo Bernardes, ex-técnico da Seleção Brasileira de Judô, que conquistou medalhas para o país em 4 olimpíadas, técnico do 1º Time Olímpico de Refugiados da história, e um dos poucos mestres a possuir a faixa vermelha de 9º Dan, segunda graduação mais alta do judô.

Além de trazer para o judô brasileiro o 1º título mundial feminino da história em 2013 e o 1º ouro olímpico da Rio 2016, ambos com a atleta Rafaela Silva do Polo CDD Tauqara, o Instituto Reação conquistou uma série de resultados importantes nos últimos anos. Teve quatro de seus atletas participando dos últimos Jogos Olímpicos, dois no Time Brasil e dois no Time de Refugiados, se manteve pelo 10º ano seguido no 1º lugar do ranking de alto rendimento da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, conquistou o tricampeonato feminino no Grand Prix Nacional Interclubes – a mais importante competição entre clubes de judô do país-, além de se tornar hexacampeão na Copa Minas.

Atualmente, o Instituto Reação se destaca com seis judocas na Seleção Brasileira Sênior de judô e também contribui substancialmente no fomento das categorias nacionais de base, com atletas nas seleções Sub 13, Sub 15, Sub 18 e Sub 21.

MENU