prog001

Reação Escola de Judô e Lutas

O Reação Escola de Judô e Lutas oferece aulas de judô a mais de 1000 crianças e adolescentes entre 4 e 17 anos, trabalhando os princípios e valores do esporte com o objetivo de promover a educação e o desenvolvimento humano.

As atividades de judô visam trabalhar os conceitos relacionados à educação pelo esporte. A proposta é desenvolver não somente os golpes, as técnicas e as táticas da modalidade, mas por meio desta atividade esportiva, auxiliar no desenvolvimento humano dos jovens, para se tornarem faixas pretas dentro e fora do tatame. O judô, nesse sentido, é uma modalidade privilegiada, por carregar tradições e valores que são importantes instrumentos educacionais, como a coragem, humildade, respeito, disciplina, determinação e solidariedade.

prog002

Reação Olímpico

O Reação Olímpico tem como objetivo desenvolver atletas de alto rendimento para que participem de competições nacionais e internacionais. O programa oferece treinamento esportivo de judô a cerca de 230 atletas a partir de 11 anos, em três Centros de Treinamento Esportivo de Alto Rendimento – Rocinha, Cidade de Deus e Deodoro.

Formar atletas de alto rendimento não é uma tarefa fácil, por isso o Instituto Reação conta com um time de treinadores com ampla experiência, bem como uma equipe multidisciplinar qualificada e especializada nas áreas de nutrição, fisioterapia, psicologia e preparação física. Esses profissionais trabalham sob a coordenação do Sensei Geraldo Bernardes, ex-técnico da Seleção Brasileira de Judô, que conquistou medalhas para o país em 4 olimpíadas, técnico do 1º Time Olímpico de Refugiados da história, e um dos poucos mestres a possuir a faixa vermelha de 9º Dan, segunda graduação mais alta do judô.

Além de trazer para o judô brasileiro o 1º título mundial feminino da história em 2013 e o 1º ouro olímpico na Rio 2016, ambos com a atleta Rafaela Silva do Polo Cidade de Deus, o Instituto Reação conquistou uma série de resultados importantes nos últimos anos. Teve quatro de seus atletas participando dos últimos Jogos Olímpicos, dois no Time Brasil e dois no Time de Refugiados, se manteve pelo 8º ano seguido no 1º lugar do ranking de alto rendimento da Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro, conquistou o bicampeonato feminino no Grand Prix Nacional Interclubes – a mais importante competição entre clubes de judô do país-, além de se tornar pentacampeão na Copa Minas.

Atualmente, o Instituto Reação se destaca com cinco judocas na Seleção Brasileira Sênior de judô e também contribui substancialmente no fomento das categorias nacionais de base.

prog003

Reação Educação

O Reação Educação oferece oficinas educacionais para as crianças e adolescentes participantes do programa Reação Escola de Judô e Lutas, com o objetivo de desenvolver suas habilidades sociais, pessoais, produtivas e cognitivas, além de ampliar seu repertório cultural.

Por meio de projetos interdisciplinares, sobre temáticas atuais e que façam sentido para os alunos, o programa é realizado dentro e fora da sala de aula, proporcionando estudos do meio em espaços e eventos culturais da cidade.

Baseado nos quatro Pilares da Educação e na Pedagogia de Projetos, o programa Reação Educação prevê a construção de projetos pedagógicos semestrais, que são redigidos especificamente para cada faixa etária, dentro de quatro macro áreas de atuação: Vida Cidadã, Meio Ambiente, Arte e Cultura, e Corpo e Movimento.

As atividades utilizam práticas pedagógicas inovadoras que buscam construir com as crianças e jovens um olhar crítico, uma postura ativa e a noção de que todos são atores importantes para uma transformação social efetiva. Alguns temas transversais, como O Estatuto da Criança e do Adolescente, os Direitos Humanos além de Diversidade e Ética, são desenvolvidos por meio de atividades geradoras. O propósito desse processo é que o aluno aprenda fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz. Nesse sentido, todos os projetos pedagógicos, resultam no que chamamos de Produto Final, que é exposto aos pais e responsáveis no encerramento de cada semestre.

Além das atividades pedagógicas, o Reação Educação também viabiliza o ingresso dos melhores alunos do Instituto em escolas e universidades particulares com o apoio de padrinhos, madrinhas e instituições parceiras. Cerca de 60 alunos são beneficiados com bolsas de estudos.

MENU