prog001

Reação Escola Faixa Preta

O projeto socioesportivo Reação Escola Faixa Preta oferece aulas de judô e jiu-jitsu a crianças, adolescentes e jovens entre 4 e 29 anos, moradores de comunidades em situação de vulnerabilidade, trabalhando os princípios e valores do esporte. As atividades são focadas em 3 dimensões diferentes (a técnica da arte marcial, a condição motora dos alunos e a metodologia de valores “O Caminho”). Além disso, todos eles praticam, de forma integrada ao judô, a técnica da Meditação Transcendental durante as aulas. A proposta do programa é desenvolver não somente as técnicas dessas modalidades esportivas, mas contribuir para o desenvolvimento social e humano, formando faixas pretas dentro e fora do tatame.

prog003

Reação Educação

Atuando de forma complementar, o Reação Educação busca desenvolver as chamadas habilidades para a vida e construir um olhar crítico e uma postura ativa em seus alunos, ampliando a noção de que todos são atores importantes para a transformação da sociedade. O programa atua através da metodologia de projetos, criando projetos pedagógicos com um tema anual redigidos especificamente de acordo com cada grupo. Os temas estão inseridos dentro das macroáreas Vida Cidadã, Meio Ambiente, Arte e Cultura, e Corpo e Movimento, estimulando e desenvolvendo competências socioemocionais e cognitivas das crianças e jovens atendidos. Além disso, são utilizadas práticas inovadoras dentro e fora da sala de aula, proporcionando estudos do meio em espaços e eventos culturais da cidade.

prog002

Reação Olímpico

O Reação Olímpico tem como objetivo desenvolver atletas de alto rendimento para que participem de competições nacionais e internacionais. O programa oferece treinamento esportivo de judô para cerca de 200 atletas, com mais de 11 anos, em dois Centros de Treinamento Esportivo de Alto Rendimento: Rocinha e CDD-Taquara.

O Instituto Reação conta com um time de treinadores com ampla experiência, assim como uma equipe multidisciplinar qualificada e especializada nas áreas de nutrição, fisioterapia, coaching esportivo e preparação física. Esses profissionais trabalham sob a coordenação do Sensei Geraldo Bernardes, técnico da Seleção Brasileira de Judô em quatro Jogos Olímpicos, conquistando medalhas para o país em todas as edições; técnico do 1º Time Olímpico de Refugiados da história; e um dos poucos brasileiros a possuir a faixa vermelha de 9º Dan, segunda graduação mais alta do judô. Por sua trajetória no Olimpismo, Geraldo recebeu, em 2018, o Troféu COI (Comitê Olímpico Internacional) durante o Prêmio Brasil Olímpico.

Além de trazer para o judô brasileiro o 1º título mundial feminino da história em 2013 e o 1º ouro olímpico da Rio 2016, ambos com a atleta Rafaela Silva, o Instituto Reação conquistou uma série de resultados importantes nos últimos anos e foi considerado o melhor clube da temporada 2019, em ranking inédito divulgado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

MENU