Saúde bucal das crianças: dentista ensina como cuidar dos dentes em palestras no Instituto Reação

Post 4 of 323
Saúde bucal das crianças: dentista ensina como cuidar dos dentes em palestras no Instituto Reação

Nesta quarta-feira, 05/06, recebemos no polo Rocinha a visita da dentista Cristina Ressineti para uma série de encontros sobre higiene bucal. Até meados de junho, ela dará palestras para os alunos de 4 a 12 anos para falar sobre saúde da boca, prevenção de cáries, tártaros e placas bacterianas, além de ensinar como escovar os dentes e usar o fio dental corretamente.

A ideia de conversar com as crianças sobre o tema surgiu a partir de uma experiência da própria dentista, que fez uma apresentação em uma escola particular e viu a importância de falar sobre prevenção com esta faixa etária.

“Nesta primeira experiência eu vi as crianças muito interessadas e estimuladas e o retorno foi muito bom tanto dos alunos, da escola e dos pais. Eu achei que esta ação poderia fazer muita diferença para a vida destas crianças no futuro. Pela minha experiência, vi também que por mais que os pais cuidem dos filhos, os dentes acabam ficando esquecidos. No fim das contas, quem tem que aprender a cuidar é a própria criança e, quanto mais cedo isso acontece, é melhor”, disse.

A ideia de trazer a ação para o Instituto surgiu da vontade de expandir os cuidados com os dentes para mais pessoas que, talvez, não tenham acesso a essas informações.

“Eu queria ampliar o projeto para um instituto, um lugar que eu realmente achasse que, independente da classe econômica, todo mundo fosse carente de informações sobre isso. Eu quis tentar fazer isso no intuito de estimular essas crianças, fazerem elas entenderem o que realmente acontece quando não cuidamos dos dentes, que não é uma pasta gostosa que faz a diferença. Essas palestras podem, no futuro, evitar que as crianças percam os dentes e até mesmo reduzir custos com tratamento dentário”, opina.

Para a dentista, esses primeiros encontros foram maravilhosos.

“Cada turminha é uma experiência diferente. Talvez pela idade, pela integração da turma mesmo. As perguntas sempre surpreendem e, independente da idade, as crianças são muito espertas, elas prestam muita atenção”, avalia.

Ao final de cada encontro, cada aluno ganhou um kit com escova, pasta de dente, folheto educativo e um sabonete, fornecido pela Colgate.

Confira algumas dicas que a Cristina deu para os cuidados com os dentes:

– Escove os dentes e a língua com movimentos suaves, para trás e para frente. Repita em cada dente.
– Ao escovar, não deixe que a criança engula a pasta dental que contenha flúor.
– Use regularmente o fio dental.
– Para evitar acúmulo de alimentos e possíveis doença bucais, escove os dentes antes de dormir e, após isso, não ingira mais nenhum alimento. Apenas beba água.

MENU