Sistema Nacional do Esporte: Isso sim é Legado

Post 331 of 362
Sistema Nacional do Esporte: Isso sim é Legado

O Instituto Reação integra a Rede Esporte pela Mudança Social e junto com outras 52 organizações sociais está promovendo uma petição pela criação de um Sistema Nacional do Esporte! Ajude a divulgar essa ideia e cobre essa medida de seu candidato! Esporte para todos!

Nosso manifesto

A Rede Esporte pela Mudança Social é formada por 53 organizações que juntas alcançam mais de 100 mil pessoas em todo Brasil e que acreditam no esporte como fator importante para o desenvolvimento humano e social. Um esporte que promove a educação e a saúde, contribui para a prevenção da violência, possibilita o desenvolvimento econômico e social, respeitando as diversidades existentes no nosso país.
O esporte é um direito constitucional, reconhecido pelas Nações Unidas como uma ferramenta de desenvolvimento humano, e por isso deve ser acessível por todas as pessoas. Além disso, o esporte pode ajudar o país na melhoria de diversas áreas. Os desafios são muitos. A população com sobrepeso já é maioria em nosso país. E os custos da inatividade física giram em torno de 12 bilhões de dólares por ano e estudos apontam que se nada for feito a próxima geração poderá viver 5 anos a menos que seus pais. As cidades não têm espaços e programas gratuitos para a prática da atividade física. No campo da educação, o esporte deveria ser integrado aos processos educacionais pois colabora para a melhoria da qualidade de ensino, promovendo o acesso, a permanência e a aprendizagem na escola.

Para isso mudar, precisamos que o esporte seja reconhecido como fator de desenvolvimento e tenha um planejamento de longo prazo. O primeiro passo é termos uma legislação que defina o sistema nacional de esporte. Debates e conferências públicas vêm sendo realizadas e ocasiões como as dos atuais grandes eventos esportivos oferecem oportunidades de acelerar o assunto na agenda governamental.

Precisamos que o esporte entre na agenda pública!

O sistema esportivo nacional deve definir claramente as competências e responsabilidades de organizações e entes federativos, estabelecer conceitos e integrar o esporte com outras políticas públicas.

Por isso, convocamos todos aqueles que simpatizam e atuam em prol de esporte que se juntem a este movimento. Nosso objetivo é articular junto ao governo federal a criação de um grupo de trabalho que reúna o setor esportivo e produza, conjuntamente, uma proposta atualizada de legislação que defina o sistema nacional de esporte.

Esse é o momento do esporte. Um esporte para todos!

POR UM SISTEMA NACIONAL DO ESPORTE: isso sim é legado!

Assine a petição e ajude a mudar esta realidade! http://bit.ly/1wctPPo

#IssoSiméLegado #SistemaJá

Para mais informações acesse o site da REMS – Rede Esporte Pela Mudança Social: http://rems.org.br/

MENU