Thiago Ewerlin

“Nesses anos todos que eu estou aqui no Reação, muita coisa boa aconteceu. Só o fato de eu ter ganho uma bolsa de estudo, já mudou a minha vida. Também tive a oportunidade de viajar para diversos estados representando o Instituto nas competições. É tudo muito marcante pra mim.”

Tiago Ewerlin lembra com carinho da sua rotina quando garoto no Instituto Reação. Nascido e criado na comunidade da Rocinha, ingressou no judô com 14 anos, mas precisou seguir a família e mudou-se para o Maranhão, sua terra natal. Um encontro inesperado com Flávio Canto no Campeonato Brasileiro o inspirou para na volta ao Rio de Janeiro, retornar ao projeto. 


Depois de alguns anos começou a se destacar nos treinos e nas oficinas, o que lhe valeu uma bolsa para cursar Educação Física na Universidade Gama Filho, sendo mais tarde transferido para a Estácio, onde se formou. 


Trabalhou como estagiário no Reação dando aulas no polo Rocinha, acompanhado dos senseis que foram seus primeiros amigos da época inicial da fundação do Instituto. Sobre esses relacionamentos, comentou: “A experiência de estar aqui, conhecendo pessoas que têm uma realidade diferente da minha, me faz sentir vontade de ser como elas, de crescer como elas cresceram, e eu sei que tenho que batalhar muito para isso.”


Tiago, que já foi campeão carioca e estadual e sempre quis ser um grande atleta, tornou-se um grande treinador, exercendo sua profissão com autonomia e reconhecimento.

Skip to content