Trabalho voluntário: 10 razões para se tornar voluntário em uma ONG

10 frases sobre educação

Trabalho voluntário: 10 razões para se tornar voluntário em uma ONG

De maneira bem resumida, o trabalho voluntário consiste em doar nosso tempo para ajudar o próximo. Mas se pensarmos bem, essa atitude vai muito além disso.

Quando nos dedicamos a algo ou a alguém por vontade própria e sem receber nada em troca,  a verdade é que estamos contribuindo mais com nós mesmos do que com os outros.

Isso porque esse tipo de atividade é uma troca que nos modifica  em diversos aspectos. Quer saber alguns deles? Então continue neste post e se inspire ainda mais para se tornar um voluntário o quanto antes!

Por que realizar um trabalho voluntário?

Sempre achamos que ao fazer algo por alguém estamos somente ajudando a essa pessoa. No entanto, dedicar nosso tempo aos outros, como é o caso de um trabalho voluntário, reflete diretamente na sua vida pessoal, profissional e até mesmo na sua saúde.

Universidade de Michigan (EUA), por exemplo, constatou em um estudo que pessoas que fazem algum tipo de trabalho voluntário vivem com mais qualidade de vida e por mais tempo — em média 4 anos a mais comparado a quem não realiza nenhuma ação desse tipo.

Além disso, outros estudos apontam que os níveis de estresse, da pressão sanguínea e, até mesmo, doenças como depressão, são impactados positivamente quando dedicamos nosso tempo a tarefas assim.

Uma das explicações está na liberação da ocitocina, que é considerado o hormônio do amor e das relações. Ele aumenta sua produção e liberação quando o cérebro identifica momentos felizes e de bem-estar, fazendo com que cada vez mais tenhamos vontade de nos doar ou socializar.

Mas os motivos para realizar um trabalho voluntário não param por aí. Veja outros que merecem destaque e que, certamente, justificam sua colaboração:

  1. permite que você ajude uma causa na qual acredita;
  2. é uma maneira de retribuir tudo de bom que a vida lhe deu;
  3. contribui para que você treine suas habilidades e conhecimentos ao dividi-los com outras pessoas;
  4. aumenta seu círculo de amizades, contatos e promove networking;
  5. pode ser usado para enriquecer o seu currículo;
  6. aumenta a experiência no seu ramo de atuação;
  7. muda a visão que se tem do mundo e das pessoas;
  8. melhora seu poder de comunicação;
  9. desperta e aprimora sentimentos como empatia e sensibilidade;
  10. promove sensação de bem-estar e afasta o tédio.

 

Como ser um voluntário no Instituto Reação?

Gostou da ideia? Existem diversas ONGs nas quais você pode fazer  um trabalho voluntário, uma delas é o Instituto Reação.

Fundado  em 2003, o Instituto Reação promove a inclusão social e o desenvolvimento humano a crianças e jovens  de comunidades do Rio de Janeiro e de Cuiabá.

Atendendo mais  de 1.600 alunos atualmente,  o Instituto Reação conta com a sua colaboração para transformar cada vez mais vidas.

Para isso, você pode ser um doador ou um voluntário. Acesse www.institutoreacao.org.br/contribua e escolha uma das maneiras de também entrar nessa luta que é feita dentro e fora do tatame. Vem reagir com a gente!



Skip to content