Histórias de Sucesso: Victória Santos Frade

“O Reação representa tudo em minha vida. Através do Reação eu estudo em uma escola particular e pretendo me tornar uma atleta olímpica. Costumo dizer que o Instituto é como uma mãe para mim e meus irmãos, pois estamos aqui há oito anos”.

institutoreacao

Victória Santos Frade (Sub-13/-42kg) começou no judô em 2011, quando tinha quatro anos de idade, por influência do irmão Thawã Frade, atleta do Instituto. Hoje, aos 12 anos e integrante do Reação há oito, ela já é faixa verde e, no fim de 2019, pretende passar para a faixa roxa, se for aprovada no exame.

Atleta da Pré-Equipe no polo CDD-Taquara e integrante da Seleção de Judô do Rio de Janeiro, Victória tem uma rotina de treinamentos intensa. Ela realiza treinos físicos e de judô todos os dias, no Centro Aquático Maria Lenk e no polo CDD-Taquara, inclusive nos feriados. Tanto esforço e dedicação têm lhe rendido muitos frutos. Somente em 2019, foram 11 medalhas de ouro, tendo conquistado títulos importantes como o Bicampeonato Brasileiro Regional, o Bicampeonato na Copa Rio e Copa São Paulo, além do ouro na Copa Minas e a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Sub-13. No tatame do Reação, ela tem a companhia dos irmãos Thawã Frade e Gabriela Frade, que também são judocas.

Seu grande sonho é ser campeã olímpica e mundial, como a atleta Rafaela Silva. Fora dos tatames, é a família quem inspira nossa jovem judoca. Por sua atuação dentro do judô, ela ganhou uma bolsa no Santa Mônica Centro Educacional, unidade de Cascadura, onde cursa o 6° ano do Ensino Fundamental. No tempo livre, Victória gosta de ir à praia e ao cinema com os amigos, além de ler livros.

O próximo desafio de Victória já está por vir. Em novembro, ela viaja para disputar os Jogos Escolares da Juventude, onde pretende conquistar mais uma medalha para sua coleção.

MENU