Victoria Frade

“O Reação representa tudo em minha vida. Através do Reação eu estudo em uma escola particular e pretendo me tornar uma atleta olímpica. Costumo dizer que o Instituto é como uma mãe para mim e meus irmãos, pois estamos aqui há oito anos.”

Victória Santos Frade (Sub-13/-42kg) começou no judô em 2011, quando tinha quatro anos de idade, por influência do irmão Thawã Frade, atleta do Instituto. Hoje, aos 12 anos e integrante do Reação há oito, ela já é faixa verde e, no fim de 2019, pretende passar para a faixa roxa, se for aprovada no exame.

 

Atleta da Pré-Equipe no polo CDD-Taquara e integrante da Seleção de Judô do Rio de Janeiro, Victória tem uma rotina de treinamentos intensa. Ela realiza treinos físicos e de judô todos os dias, no Centro Aquático Maria Lenk e no polo CDD-Taquara, inclusive nos feriados. Tanto esforço e dedicação têm lhe rendido muitos frutos. Somente em 2019, foram 11 medalhas de ouro, tendo conquistado títulos importantes como o Bicampeonato Brasileiro Regional, o Bicampeonato na Copa Rio e Copa São Paulo, além do ouro na Copa Minas e a medalha de bronze no Campeonato Brasileiro Sub-13. No tatame do Reação, ela tem a companhia dos irmãos Thawã Frade e Gabriela Frade, que também são judocas.

 

Seu grande sonho é ser campeã olímpica e mundial, como a atleta Rafaela Silva. Fora dos tatames, é a família quem inspira nossa jovem judoca. Por sua atuação dentro do judô, ela ganhou uma bolsa no Santa Mônica Centro Educacional, unidade de Cascadura, onde cursa o 6° ano do Ensino Fundamental. No tempo livre, Victória gosta de ir à praia e ao cinema com os amigos, além de ler livros.

 

O próximo desafio de Victória já está por vir. Em novembro, ela viaja para disputar os Jogos Escolares da Juventude, onde pretende conquistar mais uma medalha para sua coleção.

Skip to content