Votando com Consciência

Post 320 of 362
Votando com Consciência

Em meio às Eleições no Brasil, o Instituto Reação resolveu trabalhar o tema democracia de forma interativa por meio de uma votação para representante de turma. A ação, que está sendo realizada nas turmas OBI III e Pré-Equipe, faz parte do projeto pedagógico da educadora Jacinety Porto, intitulado “Amanhã será melhor”.

Após estudarem o período da ditadura militar, os jovens aprenderam na prática a importância de construir e cobrar propostas de governo válidas e viáveis. Enquanto alguns alunos se candidataram, criando partidos e pensando em ideias para melhorar as atividades do Instituto Reação, o resto da turma ficou com a missão de avaliar as propostas de forma crítica e fazer valer o seu voto.

“O objetivo do meu projeto é despertar a curiosidade deles não só para uma questão política, mas para uma visão ideológica, uma leitura de mundo. Acredito que a eleição foi interessante para despertar neles esse senso crítico. Nós discutimos, assistimos filmes, analisamos alguns vídeos, fomos ao museu, mas precisávamos fechar de alguma forma. A eleição foi fundamental para que eles levantassem questões do próprio Instituto. Eles buscaram observar as questões que precisavam ser melhoradas e colocaram em suas propostas. Eu acho que isso foi um ganho fundamental nesse processo de desenvolvimento e aprendizado dos alunos.” – conta a educadora.

A eleição foi realizada alguns dias após um debate em sala de aula, onde todos puderam tirar suas dúvidas. Com 57% dos votos, venceu Francisco Ronaldo, vice Caíque Miguel, do PDA – Partido que Defende os Atletas. Já Wallace Emiliano, vice Lucas Bernardo, do PIE -Partido Inovador Evolucionista, ficou com 43%.

A posse aconteceu em sala de aula com muito respeito e terminou com os candidatos se unindo pelo bem comum.

“A eleição foi interessante porque a gente também está passando por um momento político no país e isso tem tudo a ver com o que estamos estudando. Eu gostei porque foi uma experiência de entender em quem você vai votar para melhorar o Reação, que nem votar para melhorar o Brasil né, votando com consciência. Foi uma experiência nova que vamos levar para a vida. Com ajuda dos meus colegas, eu aprendi a trabalhar em equipe para montar as propostas e fazer os cartazes. Não teria conseguido ter todas aquelas ideias sozinho. Eu acho que já é um começo de responsabilidade e agora que eu ganhei vou juntar minhas ideias com as dele (Wallace), que também eram boas, para o bem do Reação.” – diz Francisco Ronaldo, 14 anos.

E você? Já decidiu em quem votar no segundo turno das eleições no Brasil? Faça como nossos alunos e pesquise bem as propostas dos candidatos. Ainda dá tempo de votar com consciência!

MENU